terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

"Cisão da mente"... A esquizofrenia

Sempre me interessei por saber mais sobre esta doença. Sobre a qual quase todos nós temos ideias erradas. Por isso deixo-vos a questão: Esquizofrenia: uma doença ou alguns modos de se ser humano?

Já agora, deixo também algumas noções fundamentais para uma melhor compreensão do que é realmente a esquizofrenia:

A esquizofrenia tem, desde sempre, sido considerada por excelência, a doença sinónimo de loucura incurável. É uma situação que leva o doente a confundir a fantasia com a realidade e coloca em crise as suas relações consigo próprio e com o mundo. A esquizofrenia atinge pessoas jovens e, em muitos casos, tem uma longa duração, com encargos muito pesados tanto para a família como para a sociedade. Ainda hoje, frequentemente, nem os médicos nem os familiares estão preparados para enfrentar a esquizofrenia e não se arriscam a falar dela livremente e de uma forma objectiva. Esta dificuldade é um dos problemas que mais afligem a família do esquizofrénico e que, associado a um elevado envolvimento emocional, cria frequentemente verdadeiros bloqueios ao apoio psicológico que deveria ser proporcionado ao doente. Assim, as perturbações nas relações que se criam no seio do núcleo familiar acabam por se tornar mais um factor de vulnerabilidade para o doente, que já de si é biologicamente hipersensível a qualquer tipo de stress. Actualmente, todos os especialistas são consensuais em considerar que a estratégia de ataque na abordagem a esta doença deve partir de uma intervenção organizada segundo um programa que não é apenas de tipo farmacológico, mas de organização e assistência tanto ao doente como à família.

• O seu início é geralmente precoce, afectando jovens entre os 16 e 25 anos. Pode contudo aparecer mais tarde, mas o início antes dos 10 anos ou após os 50 é muito raro.

• Afecta jovens do sexo masculino e feminino com a mesma frequência, mas o seu início é geralmente mais precoce nos rapazes.

• A distribuição desta doença é mundial, tendo uma prevalência de cerca de 1%.

• Existem factores que agravam a expressão da doença como por exemplo o consumo de drogas ou o “stress”.

• Está ainda identificada a sua transmissão genética, isto é, hereditária.
Assim:

• A Esquizofrenia é uma doença do cérebro.

• É identificada por sintomas específicos e marcada por grave perturbação do pensamento.

• O tratamento é eficaz no controlo dos sintomas e impede o agravamento da doença.

• O diagnóstico precoce e tratamento podem melhorar muito o prognóstico desta incapacitante doença, promovendo a integração social.

• Com tratamento específico e suporte muitos doentes com Esquizofrenia podem aprender a lidar com os sintomas da doença e terem uma vida relativamente confortável e produtiva.

02 Setembro 2005

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre bom saber... :)

*

Visitantes: