quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

E assim tudo passa


Espreito para fora e aqui dentro sinto-me só.
Os acontecimentos sucedem-se muito rapidamente, mesmo que os viva de corpo e alma e intensamente...
Um dia destes uma grande amiga respondeu-me "está tudo igual, estou só uns dias mais velha". Aparentemente banal mas q "entrando" nela em fundo, vestindo-a em mim, fez muito sentido e retrata muitos dos meus dias passados - ou em velocidade, ou sem novidade ou estímulo; ou sem diferença ou criatividade. Ou. "será que o que faço desperta o melhor que há em mim ou será que sou eu que não faço para que isso aconteça?" ou simplesmente não acontece...
Entras no carro como todos os dias e pensas "porque não vais a pé?"...
Sais do trabalho e dizes boa noite.
Acordas de mais uma noite em que o teu coração bateu desenfreado e sente-lo na garganta, apertado e aos pulos. Terás sonhado com o que não conseguiste viver e enfrentar?
(Ou simplesmente sonhaste porque dormiste demais). Mas faz bem. "Limpa-te a alma".
Essa passagem, tantas vezes igual ou enfadonha à anterior, do que tu foste e entretanto vais deixando de ser, vai-se reflectindo em tudo de ti sem te aperceberes...
Desmarcas aquela conversa porque vais falar em coisas que dizes "não valerem a pena", julgas já ter esquecido e ultrapassado mas não. Auto disciplinas-te, prevês o que pensar e fazer, mas foges.
Enclausuras-te no teu cantinho, onde tudo é igual ao dia anterior, onde te julgas e sentes confortável, de tão previsível que é...onde podes ser e fazer o que quiseres. E pensas todos os dias "hoje queria falar com alguém!", e esse alguém não sabes quem é ou é então uma mistura de distâncias e pedras que perduram no sapato...ou simplesmente não te apetece falar com ninguém, egoísta ficas apenas contigo...
E assim tudo passa.
Pensas que os que amas vão envelhecendo a um ritmo impressionante e que mais cedo ou mais tarde, iminente e sempre presente, um deles adoecerá. Ou estaremos todos doentes?
De dia para dia...
Quanto à época natalícia. ..Sim, o consumismo! Consumir, andar com muitos sacos na mão e de coração mais vazio. Uma enorme confusão de cores, espaços, texturas, formas circunda-te.
Cintilar aqui e ali. "Pronto! Já está, já comprei tudo!". Parece uma obrigação...
O Natal sabe bem quando à lareira posso abraçar os que mais amo e dizer-lhes (como o faço sempre que os vejo): "gosto muito de ti!". E se a família que vive distante estiver presente, tanto melhor. Aí sim, o Natal é diferente e mais saboroso!
Ontem alguém escreveu que não queria pensar em arrependimentos mas pensar no que queria fazer no novo ano que não fizera no presente...
Falou em terminar o Doutoramento, escrever um romance...
E eu?. Pensei.
O que queres? O que pretendes para ti?
Farta de assistir à evolução alheia.
....
Os dias sucedem-se, é verdade, mas com eles (por mais que pareçam ou sejam iguais e sem novidade) surgem estes pensamentos, insistentes ou profundos, que nos levam a reflectir numa primeira fase e esperemos, não sentados, que o dia de amanhã seja um pouco diferente...
O que é verdadeiramente importante para nós? Eis a conduta. Simplista mas um bom guia, parece-me!


12 Dezembro 2005

5 comentários:

Anônimo disse...

Ja ha algum tempo que gosto de me emocionar por aqui..escreves sempre de um modo que nos chega ao coração ou á alma, enfim uma dessas coisas.Este texto exprime na perfeição aquilo que sinto tantas vezes e que provavelmente nunca conseguiria transmitir desta forma..tao simples e eficaz, como tu consegues fazer.Obrigada.

Eva Jasmim disse...

Minha doce amiga!

Apraz-me saber que há já algum tempo gostas de te emocionar por aqui!
Assim, faz mais sentido...
Este fds espero estar contigo e assim, um sábado transformar-se num dia diferente. Espero brindar à nossa bonita e forte amizade. Ver-te sorrir e os meus olhos brilharem por te ter ali, junto de mim!
Por tudo o que vivemos e partilhamos, um muito obrigada pela pessoa que és. Magnifíca Filipa!

Da rela amiga:) um beijo enorme!

Eva Jasmim disse...

Filipa:

Soube agora que não és a minha amiga da Aldeia!

Mas como disse anteriormente "apraz-me saber que há já algum tempo gostas de te emocionar por aqui!
Assim, faz mais sentido..."

É bom saber que o que escrevo te chega ao coração e à alma!
Um beijinho!

Anônimo disse...

Sim, sim...tá descansada que eu já vi as tuas novas imagens do Natal.
Tenho saudades! E aida não foi desta que bailamos a nova música da madonna...
Deixa lá. Eu espero ansiosa pelo reencontro junto ao Madeiro.
Tenho saudades da tua simplicidade e da maneira, única e inigualável, como me fazes acreditar, por momentos, que a vida pode ser muito simples...
Acredita que me fazes falta. estar contigo é como inspirar uma lufada de ar fresco.
Até lá, Rela!

Anônimo disse...

Lindo...

Invejo a forma como te expressas... A forma como dizes e expressas tudo o que sentes e que eu nunca conseguiria transmitir por palavras escritas... És Linda, continua sempre assim. Tenho saudades tuas e dos nossos bons tempos na Covilhã, não imaginas como foste e és importante na minha vida... Adoro-te...

Visitantes: