segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Mulheres versus Homens

O Instituto da Inteligência concluiu um estudo sobre as diferenças cognitivas e comportamentais observadas em testes entre indivíduos do sexo masculino e indivíduos do sexo feminino. Para o efeito, cruzaram-se os dados de testes de cerca de 3 mil pessoas, maioritariamente crianças e adolescentes.
Este estudo pretendeu confirmar uma série de pesquisas que têm vindo a ser desenvolvidas em países como o Canada, os Estados Unidos e a Austrália sobre as diferenças cognitivas e comportamentais entre homens e mulheres que podem ser atribuídas a modos de funcionamento distintos do cérebro.
A tendência geral dos psicólogos é o de não considerarem essas diferenças por lhes parecerem irrelevantes, preferindo acreditar que elas resultam de influências culturais, educacionais e sociais. Mas se é verdade que a influência do meio tem um forte peso na modelagem de atitudes e comportamentos, também não é menos verdadeiro que os cérebros dos homens e das mulheres apresentam algumas diferenças anatómicas, morfológicas e funcionais que explicam as formas de perceber, tratar a informação, memorizar e agir entre os dois sexos. Essas diferenças observam-se desde muito cedo, esbatem-se um pouco a partir da adolescência e, de resto, mantêm-se até ao fim da vida.
O Instituto da Inteligência, onde se realizam, anualmente, milhares de exames cognitivos e de personalidade a indivíduos de todas as idades e de ambos os sexos avançou há vários anos com um estudo comparativo entre as diferenças de prestação em testes de percepção, memória, inteligência e personalidade tendo confirmado as conclusões dos estudos que noutros centros de investigação se têm feito sobre esta matéria.

Principais diferenças observadas:


HOMENS

São melhores do que as mulheres, em geral, nas seguintes actividades e domínios:

- raciocínio matemático
- visualização tridimensional
- inteligência visuo-espacial
- actividades físicas prolongadas
- visão de detalhes
- rapidez de dedução
- pensamento abstracto e filosófico
- memória espacial
- empreendedorismo

MULHERES

São melhores do que os homens, em geral, em:

- operações de cálculo
- fluência e habilidades verbais
- concentração (são menos sujeitas a perturbações de hiperactividade com défice de atenção e a perturbações de impulsividade do que os homens)
- orientação nocturna
- pensamento indutivo
- memória de curto prazo
- persistência em tarefas complexas
- memória verbal- discriminação de cores
- rapidez perceptiva- destreza manual
- leitura de expressões faciais das emoções.

Principais zonas do cérebro onde existem algumas diferenças que podem ser responsáveis pelas diferenças atrás citadas: - hemisfério esquerdo – hemisfério direito – área de Broca (envolvida na linguagem) – amígdala cerebral – gânglios basais – corpo caloso – lobos frontais – lobo parietal – lobo temporal – hipocampo – tálamo.

Que interesse prático existe em conhecermos estas diferenças?
Muitas. Ajudar melhor as escolas a definirem estratégias que possam facilitar as aprendizagens e, ao mesmo tempo, os pais a perceberem melhor por que rapazes e raparigas revelam atitudes e comportamentos diferentes em certas situações (para cada 5 rapazes hiperactivos há apenas uma rapariga, por exemplo). Também ao nível do recrutamento e da gestão de recursos humanos, as empresas podem melhorar o empreendedorismo, a criatividade e a produtividade se conhecerem melhor (mais cientificamente) cada um dos sexos e assim promoverem melhor ambiente de trabalho e melhores resultados para todas as partes interessadas (colaboradores e gestores).

16 Junho 2005

3 comentários:

Anônimo disse...

e essa cor é como um arco-iris, não? :)

Anônimo disse...

Será essa cor igual á cor da lua a reflectir no mar agitado? Mar este que vês sentado na areia junto da rebentação...

Não me parece... Será sim, uma outra tonalidade, mais ou menos intensa não se discute, mas será sempre outra tonalidade...
Beijo

Anônimo disse...

Invadi e continuarei a invadir até ao meu último suspiro, até ficar sem pinga de sangue. É isso que eu faço meu amor, invado! Eu, Fausto, vingarei todas as nossas horas de sofrimento. Por cada minuto perdido, por cada lágrima derramada, por cada sorriso separado: Amar-te-ei com tudo de mim!!!

Sempre e somente teu:

Fausto Bandonéon

Visitantes: