quarta-feira, 19 de março de 2008

férias de si próprias


O outro lado permite ver melhor. A simples mudança de cadeira, de frente para mim, observo a parede, a planta peganhenta - morta antes de morrer - e doente, os objectos desarrumados, a luz do meio-dia infiltrada no vidro aquecido, sentada de frente para mim, a roer memórias através dos dedos...


Já cheira a primavera. Queria ir de férias para longe. Não para longe de mim mas para ficar ainda mais próxima. Ao ainda não ser possível... adio a gratificação que me saberá mil vezes melhor, um dia, em breve...
... andrea



"Detesto a mania pós-moderna das viagens e gente que não pode estar quieta. A meu ver, esta moda que tantos pensam ser sinal de sofisticação só revela almas inquietas, que não se suportam a si mesmas e mudam constantemente de sítio no desespero de fazerem férias de si próprias, que é afinal aquilo que sem saber procuram".


É este o destaque do artigo do Professor Luís Fernandes no Público de hoje. Ressalvando o perigo das generalizações, há muito de justificado na sua preocupação. Certas pessoas "investem" mundo fora a todo o gás, apenas para coleccionarem o que Bourdieu apelidou de capital cultural. Não conhecem gentes e sítios, afloram-nos distraídos e guardam-nos - como afirma o Luís - nas máquinas digitais. Sou suspeito. Com a idade, cada vez mais me encanta aprofundar recantos favoritos e, por cá, o sossego de Cantelães não desperta angústia, antes empurra para viagens interiores. Reconfortantes ou dolorosas, nunca monótonas. No Liceu recordo qualquer coisa acerca de umas partículas cujo movimento não produzia resultados práticos, penso que o tinham crismado de agitação browniana. (Vocês me corrigirão.) Às vezes somos assim - aceleramos com desespero, não em fuga da BT, mas de nós próprios. Ou, em alternativa, buscando-nos por todo o lado menos cá dentro.

Júlio Machado Vaz

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.

Visitantes: